quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vícios de linguagem-" no cotidiano"

No cotidiano


“Descer lá embaixo” é um pleonasmo muito comum, assim como: “subir lá em cima”, “entrar pra dentro”, “protagonista principal”, “comparecer pessoalmente”, entre outras. Apesar de ser uma forma redundante de fala, tornou-se um dos vícios de linguagem mais utilizado no cotidiano. O soleceísmo existe de três formas: de concordância, de regência e de colocação. Este vicio de linguagem é predominante na escrita, porém, influencia também a fala pelo costume que se tem de escrever de certas maneiras.

Em um ambiente de serviço, numa segunda feira de manhã.

- Bom dia Plínio! Fazem cinco dias que estou esperando a conclusão do projeto de propaganda da empresa para revisar,como está o andamento,hein??
- Ah, meu companheiro, tenho que descer lá embaixo e procurar por uma solução na impressão destas imagens, mas já subo aqui em cima. Espere por mim!

A cacofonia é outro tipo de vicio de linguagem, e aparece quando o som de uma frase transpassa-se de modo desagradável ou obsceno, e é formado pela união das sílabas de palavras contíguas. Acoplada às frases deste gênero, a ambiguidade junta-se à ela, expondo uma semântica satirizada e que pressupõe sentido duplo,de forma que confunda o receptor da mensagem.



Na Ala de impressão da empresa...

- O senhor precisa de algo, sr. Plínio?
- Estou enloquecendo, Cláudia! Preciso que estas imagens fiquem prontas o mais rapido possivel,entendeu?! Como as que eu te mandei a semana passada!
Cláudia espantou-se e logo resolveu certificar-se do que acabara de ouvir:
- Como o que?
- É isto mesmo! Como as imagens da semana passada!
Mesmo assim, sem entender, ela decidiu não contraria-lo:
- OK! O senhor prefere que elas estejam acompanhadas com um suquinho de laranja ou um refrigerante diet?
Plínio ficou mais nervoso do que já estava,mas sem paciência decidiu não se explicar:
- Faça o que eu mandei! Bom, Vou-me já!
- Tudo bem, chefinho... O banheiro é a segunda porta á esquerda!

Três dias depois, no escritório...

- Bom dia, Cláudia! digeriu bem a informação do trabalho o qual mandei segunda feira?
- Olá,senhor plínio! Agora sim fiquei confusa, pois não seria o senhor que ia digerir-las?

As gírias e palavras de baixo calão, são chamadas de plebeísmo e caracterizam relações entre pessoas proximas ou situações de nervosismo. Já o barbarismo é o famoso “estrangeirismo” da linguística, mas também há quem considere-o divergênias na pronuncia, grafia e morfologia, ou seja, esta forma de linguagem é relativa ao receptor da mensagem.

De volta ao escritório, Plínio senta-se na mesa de marcos para um desabafo:

- Olha,cara... Eu tô ferrado nesse projeto. Nada dá certo!
- Calma, Brother! Vou te mandar alguns links que podem te ajudar com isso!
- Valeu, Marcos! Mais eu rezo, mais assombração me aparece! Se eu tiver sucesso na apresentação dos slides conseguiremos convencer todos os diretores, Cara!Tomara que esta parada termine logo. Mau posso esperar para ver os resultados do mês!


Por: Bárbara Capolete, Débora Agustinho e Natália Mantovani



Video- Vícios de linguagem

Se voce sorriu com Joseph Klinber olha outra perola deste pessoal. Eles são geniais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário