quinta-feira, 10 de junho de 2010

Relações Públicas e a escrita


O profissional de Relações Públicas tem como um importante dever aprimorar suas técnicas de escrita, pois a mesma está totalmente acoplada à está profissão.
Para que haja sucesso na compreensão dos meios de comunicação da empresa, o RP precisa estar antenado nas novidades da escrita e possuir um talento diferenciador na persuasão e transmissão da mensagem desejada.
No universo da comunicação, é necessário ter a capacidade de escrever de forma lógica e objetiva. O profissional tem de se importar com o efeito surtido nos textos, pois para lidar com diferentes públicos, o importante é que a mensagem esteja de acordo com o impacto o qual a informação deseja passar.
Entre variadas atividades que o profissional de RP realiza, muitas são feitas sendo a escrita seu maior instrumento de base, como redigir textos para apresentações, elaborar roteiros, regulamentos, anúncios, resultados e discursos, entre outros.
Uma das qualidades de um RP é poder adequar-se a variados públicos, ou seja, ter a liberdade de escrever textos providos de uma linguagem simples ou, até mesmo, textos institucionais que requerem um vocabulário culto, e saber flexionar este dom de acordo com a organização a qual trabalha.
Em suma, a escrita é o principal instrumento de trabalho de um RP e para um profissional obter destaque é necessário que tenha uma ótima concordância, coerência e gramática em seus textos. Com isso pode-se concluir que relações Públicas e a lingüística são complementares.

Por Beatriz Bortoletto

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