quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vícios de linguagem- Clichê ou chavão

Clichê ou Chavão

Distinguir clichês é um tanto quanto relativo. O mesmo torna-se vicio de linguagem pelo fato de ser usado repetitivamente e transmitir uma ideia desgastada à desenvoltura do texto e o que é clichê para uns, pode não ser clichê para outros.
Por isso, este é um dos mais destemidos vícios de linguagem dos candidatos a vestibulares do país.


Como molde do que NÃO SE DEVE FAZER, segue um texto sobre a criação dos meios de comunicação e seus desenvolvimentos:

A maior maravilha do mundo.


Abrirei esse post com chave de ouro, mas antes de mais nada, quero fazer uma ressalva: a comunicação é a junção de todas as reais maravilhas do mundo,pois ela fez com que o mesmo expandisse seus horizontes com diversos avanços na tecnologia.
Durante muito tempo a escrita inundou o conhecimento dos povos do Oriente Médio. Em 1905 foi descoberto por arqueólogos, o primeiro alfabeto consonantal. Esse alfabeto foi criado pelos fenícios entre 1700 e 2000 A.C e foi adaptado por diversos povos posteriormente.
Porem, o mesmo deixou muito a desejar, pois não possuía vogal e por conta disso, tornou-se uma fonte inesgotável de ambiguidades. E foi então, que houve a atuação impecável dos gregos no alfabeto fenício, e enfim criaram-se as vogais por volta dos séculos VIII e IV antes da nossa era.
A partir desse momento, a informação disparou a todo vapor e os primeiros livros começaram a serem escritos em pergaminhos, como os livros do antigo testamento, a Ilíada e a Odisseia e as primeiras tragédias gregas. Estes eram escritos à mão e obviamente denominados manuscritos.


Para não perder o fio da meada falarei a respeito do teatro. Este teve sua origem no século VI a.C , na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio. O teatro grego, que conhecemos hoje em dia, surgiu quando um dos integrantes dessa festa vestiu uma mascara humana e fingiu ser Dionísio. Ele tentou transformar o que era verdade em faz-de-conta e fez com que esse fosse o marco da dramatização.


Graças à atuação impecável dos cientistas Michael Faraday, James C. Maxwell, Tomas A. Edson e o ilustre alemão Henrich Rodolph Hertz, (o qual em sua homenagem, as ondas magnéticas passaram a se chamar “Ondas Hertzianas”)foi possível se transmitir informação a partir de ondas de radio.
Em 1893 é descoberto através de Guglielmo Marconi a transmissão de radio sem fio pela distancia de até 2 quilômetros de distancia e depois desse momento, ele foi reconhecido como pai do radio.
Em 1936, no Brasil, como fruto dessa invenção, a brasileira Radio Nacional foi reconhecida por gerar polêmica na criação de programas de auditório e radio novelas e tornou-se a maior líder de audiência da época. Para bater de frente com essa emissora, surgiram posteriormente a radio Bandeirantes e a radio Globo do Rio de Janeiro, que com calorosos aplausos, criou em 1996 a radio CBN de informação e iniciou transmissões simultâneas em FM.

O cinema teve seu inicio nos anos 30, na época da brilhantina, mais conhecida como anos dourados, nos Estados Unidos, e tornou-se uma usina de ideias na historia da dramaturgia, pois tomou conta de almas criadoras e tornou Hollywood o berço do cinema mundial.
Nos anos 50, a imagem 3D chega aos cinemas, mas para não perder o sucesso devido à chegada da televisão, foi criada uma visão panorâmica, que funcionava como um projetor de 35 mm.
Os clássicos hollywoodianos enfim catapultaram nas paradas de sucesso com “cantando na chuva”, em 1952. A partir da década de 70 as produções começaram ser de ponta, com o intuito de penetrar as mentes e os corações dos espectadores.
Em 1980 os Estados Unidos tornou-se indiscutivelmente uma indústria cinematográfica. Com a ajuda de grandes investidores, os filmes blockbusters lideraram os possíveis lucros esperados e fizeram grandes filmes, como “Rambo”, virarem campeões de bilheteria.
As produções passaram a ter repercussões incríveis, foi então que em 1990 surgiram as primeiras indústrias independentes e foram elas que contribuíram com a fortuna incalculável que o cinema gera até hoje.
Como todos os tipos de indústrias, o cinema também passou por altos e baixos e teve que aprimorar diversas técnicas para que continuasse no topo do entretenimento, passando desde filmes fictícios até educativos.
Essas produções, nos dias de hoje, são altamente tecnológicas, tendo em vista que, modificam-se a cada dia em todo lugar do planeta.

A história da televisão não possui um inventor exato, pois diversos cientistas contribuíram com que a mesma tomasse tamanha repercussão no meio tecnológico.
Apesar de o experimento percorrer os quatro cantos do mundo, foi a partir do fim do século XIX que a imagem começou a criar vida, evoluindo desde a célula fotoelétrica, até a primeira transmissão de 1928 em Nova York, a qual possuía um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal.
O caminho da televisão já estava trilhado. E foi na Alemanha,em 1935, a primeira maior transmissão televisionada da historia: as olimpíadas de Berlim. Enfim, a televisão passou a entrar em um efeito dominó, pois cada invenção levava a outra invenção e, finalmente, devido aos avanços econômicos posteriores à segunda guerra mundial, a ideia de transmitir imagens que parecessem reais (em cores), veio à tona.
Nos anos 50, surgiam às primeiras emissoras da TV brasileira, como a TV Tupi, que transmitia os famosos “ sitio do pica-pau amarelo” e “ TV Vanguarda”, a TV Paulista e a TV Record (imbatível nas transmissões esportivas), entre outras. Em 1965 Roberto Marinho fez por merecer e criou a TV Globo de transmissão, considerada hoje líder de audiência.
O grande marco da transmissão televisionada dos anos 60 foi à chegada do homem a lua, podendo ser assistida via satélite por diversos países do mundo.
A copa do mundo de 1970 veio como forma experimental da televisão a cores no Brasil e inundou o coração dos brasileiros de felicidade. Mas foi na década de 80, no fim dos regimes totalitários, que fez com que a censura da televisão acabasse.
Devido ao fato de que a tecnologia vem crescendo no decorrer dos anos, a televisão acompanha cada mudança de tendência e para não ficar para trás, o século XXI trouxe consigo a mais nova televisão HD ( “high definition”) já descoberta.

A Internet foi de importante auxilio ao exercito em época de Guerra fria, pois evitou com que os planos americanos entrassem pelo cano, alem de fazer com que o meio de comunicação se tornasse mais eficaz em caso de destruição dos meios convencionais.
Em 1990 essa avançada tecnologia percorreu o mundo e ultrapassou fronteiras. Neste ano o engenheiro Tim Benees-Lee descobriu a tecnologia World Wide Web, a qual facilitou a criação de sites e fez com que a internet tivesse, a partir daí, um incrível crescimento.
A invenção virou febre entre crianças, adolescente e adulta e, a cada dia que passa há maiores evoluções nos novos meios de se utilizá-la, mas nem tudo são flores, porque assim como todos sabem, na natureza nada se cria, tudo se copia, ou seja, hoje em dia as técnicas de entretenimento e comunicação tornaram-se caixinhas de surpresas e, devido a isto, não podemos prever qual será o próximo salto em busca de novos avanços.


Por Bárbara Capolete

Um comentário: