quinta-feira, 10 de junho de 2010

Guia Cultural - dicas para o seu dia ter muito mais conteúdo

"MENAS: o certo do errado, o errado do certo"

O Museu da Língua Portuguesa apresenta a partir do dia 15 de março a exposição "MENAS: o certo do errado, o errado do certo" que aborda as diferenças entre a linguagem considerada correta e a popular. A mostra conta com sete instalações para mostrar ao público os erros linguísticos mais comuns e apresentar a amplitude e criatividade da língua.




O título e a ideia da exposição partiram do próprio secretário de Cultura, João Sayad. Segundo ele "a exposição pretende discutir criticamente o hábito, que não é apenas do brasileiro, de catalogar discursos e enunciadores em certo e errado, educados e despreparados. A língua é bem pública e viva, enriquecida e modificada por todos os falantes. É natural que os donos da língua, ou os 'cultos e educados' protestem e reajam quando ela é apropriada por intrusos que falam diferente. Mas a alteração e o 'erro' são parte do jogo de todas as línguas vivas."




Durante os 450 m² do percurso, os visitantes têm a oportunidade de ver em um grande painel os "100 erros nossos de cada dia" - uma divertida seleção de erros lexicais, semânticos, gramaticais e discursivos mais frequentes; ter suas certezas desafiadas por um quiz com 15 perguntas sobre a forma correta de palavras e frases. Esta instalação utiliza nove telas de computador touch screen ligadas em rede e as respostas dadas pelos participantes são computadas e apresentadas num percentual, com explicações para cada alternativa escolhida. Além disso, a exposição conta com a "Biblioteca de Babel" onde escritores e compositores apresentam suas idéias sobre a língua e sobre a vida com posições inesperadas e criativas que discordam da visão tradicional do português. O título desta instalação sugere exatamente isso: a organização de uma biblioteca e a desordem criativa de uma babel de idéias e normas.





No vídeo "Norma, a camaleoa", a atriz Alessandra Colassanti encarna, ao mesmo tempo, as quatro normas da língua portuguesa (a norma gramatical, a norma lexical, a norma semântica e a norma discursiva), apresentando-as e discutindo-as e na sessão "Janelas Abertas" o público depara-se com expressões populares cheias de criatividade e do linguajar praticado nas ruas brasileiras.










Por: Lillian Barbieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário