quinta-feira, 10 de junho de 2010

Guia Cultural - dicas para o seu dia ter muito mais conteúdo

Livros





"S.O.S. Língua Portuguesa" - Sandra Duarte Tavares e Sara Almeida Leite
Não é bom na fala e nem na escrita?O livro de Sandra Duarte Tavares e Sara Almeida Leite lhe ajudará a resolver o problema. É uma ótima oportunidade para estudantes, professores e jornalistas que querem aperfeiçoar sua técnica de escrita








“Casa da Mãe Joana”
Este livro de Reinaldo Pimenta traz histórias leves e bem humoradas que irão matar a sua curiosidade sobre a origem e a história das palavras e expressões. Com linguagem simples e divertida, o livro tem o formato de um dicionário, onde a cada verbete nos surpreendemos e nos divertimos com as explicações que encontramos.








"Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, O que muda, O que não muda"
O novo acordo ortográfico da língua portuguesa já foi aprovado, mas ainda provoca muitas dúvidas. Este livro, além de transcrever as novas regras na íntegra, dá exemplos concretos sobre o que muda e o que permanece na grafia das palavras. Guia didático, com linguagem acessível e destinada aos públicos que convivem com a escrita no dia a dia.





"DICIONÁRIO DO NORDESTE 5.000 palavras e expressões"- Fred Navarro. O Brasil é um arquipélago formado por linhas históricas, o que se reflete no plano sociocultural e lingüístico. Revendo este aspecto, a língua portuguesa trazida pelos colonizadores foi-se propagando em ondas de ação lenta e eficiente sobre os falares indígenas, a partir de núcleos fundamentais, entre os quais Pernambuco e Bahia, os mais antigos pólos irradiadores e fixadores desta língua européia na terra do pau-brasil. Formou, assim, dessa língua transplantada nos primórdios da colonização, a base do dialeto nordestino que leva o seu povo a falar diferente do resto do país.








Por: Lillian Barbieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário